O que são?

Os ArqHacks tem como objetivo desenvolvimento de videos rápidos e  interativos que auxiliem os estudantes de arquitetura e urbanismo.

Softwares utilizados para a realização de hacks:


Adobe Illustrator

O software padrão para gráficos vetoriais é usado por milhões de designers e artistas para criar de tudo, desde imagens incríveis para a Web e dispositivos móveis até logotipos, ícones, ilustrações de livros, embalagens de produtos e outdoors. 

Videos

Como criar margens e páginas no Illustrator

O primeiro passo para a criação de pranchas é a configuração das páginas. Por isso, no vídeo de hoje, vamos te ensinar de forma prática e dinâmica como fazer essas configurações no  Illustrator.



ArchiCAD

O ARCHICAD  é um software BIM de arquitetura que permite que os arquitetos modelem mais rapidamente e criem detalhes precisos de construção e estimativas de quantidade para concreto armado, aço complexo, madeira, vigas e colunas compostas. Pilares complexos e vigas curvas podem agora ser modelados e documentados para atender aos padrões gráficos e de representação. Vigas e colunas podem ser exibidas usando vistas projetadas e simbólicas, com superfícies. 

Videos

Norte verdadeiro e geolocalização no ArchiCAD

Depois que vocês já aprenderam a definir o norte verdadeiro nos projetos de vocês pelo Revit, tá na hora de vocês verem como esse processo se dá no Archicad, um dos nossos programas favoritos!


GIMP

GIMP, acrónimo de GNU Image Manipulation Program, é o nome deste poderoso e popular editor de imagens, que coloca nas suas mãos diversas ferramentas que facilitam e melhoram as tarefas de edição gráfica.
Embora o programa seja gratuito, não pense que é uma aplicação fraca - não foi por uma questão de sorte que o GIMP se tornou tão famoso. O programa é muito útil, poderoso, rápido e flexível. Pode adaptá-lo livremente ao seu método de trabalho, usando-o simplesmente como um substituto do Microsoft Paint, ou como um editor fotográfico completo e profissional.

Videos

Pós produção: Do celular à apresentação 

Com o tema de pós produção, vamos te ensinar a transformar um croqui de estudo em uma imagem computadorizada, ideal para ser utilizada em apresentações e composições de trabalhos que mostram a evolução do processo criativo. 


InDesign

O InDesign é o líder do setor em design e layout de páginas para mídias digital e impressa. Crie belos designs gráficos com tipografia dos melhores desenvolvedores e imagens do Adobe Stock. Compartilhe rapidamente conteúdo e feedback em PDF. Gerencie facilmente a produção com o Adobe Experience Manager. O InDesign tem tudo para criar e publicar livros, revistas digitais, eBooks, pôsteres, PDFs interativos e muito mais. 

Videos


Office

O pacote Office é uma suíte de aplicativos de escritório que conta com diferentes programas de produtividade. A Microsoft tem uma das mais tradicionais, com Word, Excel, PowerPoint. No entanto, há diversas opções de suítes pagas, gratuitas e online de pacote Office, como a do Google Drive. Todas elas contam com editor de texto, de tabelas e de apresentações. Os mais poderosos ainda possuem programas para gerenciar bancos de dados. A suíte Office se tornou uma ferramenta fundamental para o mercado de trabalho e frequentemente aparecem como pré-requisito em vagas de emprego. 

Videos


Fórmulas simples e gráficos para Excel

Você sabia que o excel é uma ferramenta extremamente necessária para produções acadêmicas e para a vida profissional? Pois é, esse programa promete facilitar (e muito) a vida das pessoas, só que por muitas vezes ele tem suas habilidades menosprezadas. Por isso trazemos hoje aqui um hack com essa temática para mostrar o quão útil é essa ferramenta.MOSTRAR MENOS

Photoshop

O melhor software de criação de imagens e design gráfico está no centro de praticamente todos os projetos de criação, desde edição de fotos e composição a pintura digital, animação e design gráfico. E agora você pode aproveitar o poder do Photoshop no desktop e iPad para criar sempre que a inspiração surgir.

Videos

Inserindo figuras humanas no render com o photoshop

A figura humana é imprescindível para dar uma melhor impressão da dimensão e realidade do projeto. Mas como tudo no mundo, deve ser usada com moderação, pois alguns detalhes podem tornar sua imagem mal interpretada. Sendo assim, seguem alguns toques pra você não errar :
- Prestar atenção na escala do objeto;
 - Seguir a direção da luz do render para então colocar a sombra. Podem ser feitas várias alterações de efeitos para tornar sua imagem ainda mais homogênea, como saturação, matiz e luminosidade. Você quem irá decidir as configurações de acordo com seu render.

Ferramenta brush do photoshop: do download à utilização

Nesse vídeo vocês vão aprender uma ferramenta super fácil e que deixa o projeto ainda mais humanizado, dando vida a diagramação. Se atentem ao detalhe: essa ferramenta se baseia no olhômetro, então é interessante saber algumas dimensões úteis para referência, como altura de peitoril ou do edifício, por exemplo.


Revit

O revit é um software BIM para arquitetura, urbanismo, engenharia e design. O software permite aos usuários projetar edifícios, estruturas e seus componentes em 3D e anotações no modelo com desenhos 2D. É possível acessar elementos e informações de construção a partir do banco de dados do modelo. O Revit possui ferramentas para planejar os vários estágios no ciclo de vida do edifício, desde o conceito até a construção e, posteriormente, manutenção e/ou demolição.

Videos

Destacando elementos no Revit com o comando Sobreposição de gráficos

Hoje vamos te mostrar um comando super versátil pra você impressionar o seu professor/cliente através do comando de sobreposição do revit, para deixar a sua representação ainda melhor.  


Criação de mobiliário paramétrico no Revit 

Sabe quando você precisa daquela família com as dimensões manipuláveis pro seu projeto e não encontra na internet? Pois é, já passamos por isso também e vamos te mostrar no hack de hoje como modelar suas próprias famílias paramétricas no Revit 


Realidade aumentada no Revit/ Augin

O hack de hoje vai te ensinar a levar seu projeto para outro patamar através da realidade aumentada! Basta apenas seguir esses passos e voilà, temos nosso arquivo pronto para imergir sua edificação em uma obra ou até mesmo na mesa de seu escritório. Segue o roteiro: . 

• Possuir o Revit Original em Inglês; 

• Se cadastrar no app do Augin através de seu smartphone; 

• Baixar o Plugin para Revit; 

• Esportar seu arquivo para Augin

 • Ler o QR Code do arquivo ou abrir diretamente em seu app.


Exportando modelagem do rhino e do grasshopper para o revit

Sabe quando você precisa fazer uma modelagem mais complexa e não tem ideia de como fazer no revit? Pois é, tem gente que até desiste do projeto . Mas hoje você vai aprender que pode trabalhar rapidamente no Rhinoceros e exportar sem nenhuma dificuldade para o Revit, onde rapidinho você vai gerar as plantas e demais desenhos necessários.


Plantas de setorização no revit

A planta de setorização é uma ferramenta extremamente simples e muito importante na arquitetura tanto para organizar as primeiras ideias da organização espacial dos ambientes, quanto para apresentar aos clientes ou professores suas propostas de uma forma mais prática e estruturada. Nesse hack trazemos duas formas de setorizar: dividindo por ambientes e por áreas! 

Do Revit ao Photoshop: Dimensionamento de proporções de imagens de projeto para inserção em banners acadêmicos (sem perda de escala)

Nesse vídeo você aprenderá a nunca mais errar na escala da sua planta! Ideal no processo de criação de banners para apresentação sem perder e errar no dimensionamento de plantas e 3D.


Como definir o norte verdadeiro no Revit

Nesse vídeo você aprenderá a definir o norte verdadeiro do seu projeto com o software Revit. Assim será possível alternar entre o norte verdadeiro e o norte do projeto, facilitando a manipulação do modelo.


Como utilizar a ferramenta de percurso virtual 

Você irá aprender a ferramenta do percurso virtual do revit para criar um vídeo das fachadas da sua edificação. Para isso, temos algumas dicas: 

 1-Primeiramente, temos que pensar no percurso propriamente dito: quanto menos pontos de câmera forem colocados, menos distorcida ficará a visualização;

2 - Enquadramento da câmera: procure enquadrar a câmera de forma dinâmica, de modo que nenhum elemento fique de fora da vista. Além disso, tenha cuidado para não deixar seu projeto distorcido;

3 - Ajuste de quadros e teste do percurso: A quantidade de quadros vai determinar o tempo de renderização e de trajeto; é importante testar o cenário, para analisar as questões de enquadramento e de tempo de vídeo desejado;

4 - Ajuste de Qualidade e Renderização: A renderização de um percurso virtual demora bastante. Dependendo de sua máquina, esse vídeo demoraria de 1 hora(qualidade rascunho) a 30 horas (alta qualidade), sendo assim, é importante tomar cuidado com o prazo.


Como fazer um telhado por extrusão

Nesse vídeo você irá aprender uma ferramenta muito útil mas pouco explorada no revit que é o comando "telhado por extrusão". Nele você pode criar um perfil de uma coberta, tanto em curva, quanto em borboleta, o que seu projeto precisar.