GERMANA ROCHA, Dra.

Professora Associada I do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo | CT | UFPB .
Lidera o Grupo de Pesquisa (CNPq): Tectônica, Recursos Renováveis e Tecnologias Colaborativas no Ambiente Construído.
Coordena a pesquisa (DAU|CT|UFPB): Tectônica e Sustentabilidade na Arquitetura-TEKTONIK.AS
Considerando o impacto ambiental causado pelas construções edilícias em nosso planeta, a busca por recursos materiais e tecnológicos que possam minimizá-lo tem sido objeto de estudo de pesquisadores no âmbito da engenharia e arquitetura com vistas ao desenvolvimento sustentável. Na teoria contemporânea da arquitetura, tectônica se refere ao caráter quintessencial da arquitetura a partir do qual parte de sua expressividade é inseparável da maneira precisa de sua construção. Levando em consideração esse diálogo indissociável que se estabelece na arquitetura entre materialidade e expressividade, de que modo ele pode ser alcançado sem perder de vista o desenvolvimento sustentável? Desse modo, investiga-se como conciliar na arquitetura, a "poética da construção"- a tectônica - com a "poética da economia", nesta sendo considerada não apenas a eficiência econômica, mas incluindo outros condicionantes da sustentabilidade, como a eficiência energética e a minimização do impacto ambiental através do uso de materiais e energias renováveis.
Linhas de investigação atreladas à pesquisa: 1. Tectônica enquanto categoria analítica da arquitetura; 2. Materiais e recursos renováveis; 3. Por uma abordagem tectônica e sustentável na aprendizagem da arquitetura.
Coordenação de PIBIC e PROBEX como desdobramento da pesquisa:
Tectônica do Bambu: matéria e recurso renovável na Arquitetura (PIBIC/UFPB).
Arquitetura Ecoeficiente na UFPB - Ano 2020 (PROBEX/UFPB).