Jardim de cura para o CCS | UFPB

23/07/2020

O projeto do Jardim de cura, trata-se da elaboração e execução de projeto paisagístico que contenha estratégias de apoio ao bem-estar físico, mental e social dos usuários. 

Têm-se como objeto de intervenção a área externa do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB). Onde o público-alvo compreende docentes, discentes, funcionários e visitantes. O objetivo do projeto é tornar o espaço apropriado para realização de atividades externas de fisioterapia e fonoaudiologia, de modo a potencializar os resultados do processo terapêutico infanto-juvenis. Para o desenvolvimento do jardim, diversos conceito estão sendo abordados e estudados para oferecer ao ambiente uma alta qualidade. A exploração de mobiliários infantis são unidos a mobiliários que auxiliam na fisioterapia, proporcionando espaços interativos aos pacientes. Dessa forma, também foram elaborados cenários que estimulem o descanso dos discentes, docentes e funcionários, sendo caracterizados como um local calmo e agradável. 

Figura: Planta humanizada - em estudo 

Para tanto, participarão da elaboração desse projeto, os alunos da disciplina de Plástica II (orientados pelo Prof. Carlos Nome) e os integrantes da ação de extensão. Os alunos da disciplina de plástica II estarão focados no desenvolvimento dos mobiliários urbanos e, os alunos da extensão, estarão focados na delimitação espacial, definição de pavimentos e seleção de espécies vegetais existentes no horto da UFPB.

Figuras: Renders de estudo dos cenários 

Este amplo projeto pode fazer a comunicação não apenas entre as diversas áreas da construção e disciplinas, como também de setores diferentes da universidade e os usuários da mesma, promovendo maior conexão entre diferentes áreas e setores da UFPB.