Passo-a-passo parametrização
Estagiário: João Tatrai 

Após concluída a modelagem de todos os cobogós como Famílias Genéricas, inicia-se a parte de parametrização, que está também na área de Famílias do Revit, porém utilizaremos um diferente template, desta vez será o "Window". Onde como o próprio nome já diz, funcionará como uma janela, ou seja, você poderá inserir os cobogós no seu projeto e automaticamente será criada uma abertura na sua parede, e os cobogós estarão dentro dela, de acordo com a sua necessidade (número de linhas por colunas).

1

Como todos os cobogós ja estão feitos nos templates genéricos, devemos abrir uma nova família na tela inicial do Revit e escolher o template "Window", que proporcionará opções de parâmetros coerentes com o que se precisa para inserir cobogós em uma parede em um projeto.

Imagem 1: Janela para escolha de templates de Famílias no Revit

Fonte: João Tatrai
Fonte: João Tatrai

2

Na própria vista de planta ("Ref. Level") em que o template já vem aberto, desmarque a opção "EQ" entre os eixos, isso significará que eles não estarão mais equidistantes. Isto é necessário já que durante o desenvolvimento da parametrização conclui-se que desta forma o comportamento do "Array" fica mais estável.

Imagem 2: Desmarcando a opção de equidistância entre eixos.

Fonte: João Tatrai
Fonte: João Tatrai

3

Primeiramente, devemos inserir a família genérica no novo modelo, clicando em "Load Family" na aba "Insert", depois de carregada é que então, na aba "Create" clique em "Component", e o Revit pedirá que o elemento seja colocado em algum lugar, escolha o cruzamento dos eixos.

Imagem 3: Copiando a família genérica para a Window.

Fonte: João Tatrai
Fonte: João Tatrai

4

Agora, numa vista "Exterior", ao selecione o cobogó, devemos posicioná-lo no canto esquerdo inferior da abertura pré-existente. E então movê-lo 1 cm para a direita e 1 cm para cima (junção). Basta utilizar a ferramenta "Move" para executar estas ações.

Imagem 4: Cobogó ajustado na abertura.

Fonte: João Tatrai
Fonte: João Tatrai

5

Utilizando a "Aligned Dimension" devemos criar cotas para largura e altura dos cobogós, e classifica-las com uma "Label" (no exemplo estão classificadas como "LarguraCOB" e "AlturaCOB"). Além disso, devemos travar o cobogó à parede, criando uma dimensão (1 cm) e travando a mesma.

Imagem 5: Cobogó travado à esquerda e com suas medidas classificadas.

Fonte: João Tatrai
Fonte: João Tatrai

6

Selecione o elemento, clique em "Array" e arraste o cobogó para o lado direito de forma que ele fique com 1 cm de distância do primeiro. Ao fazer isso, uma nova opção surgirá, com o número '2' escrita, deve-se clicar em cima e classifica-la com uma "Label" (no exemplo chamamos de "COLUNAS"). Depois disto, selecione então os dois elementos e utilizando o "Array" arraste eles para cima, mantendo também a distância de 1 cm (no exemplo chamamos de "LINHAS").

Imagem 6: Criação das Colunas e Linhas.

Fonte: João Tatrai
Fonte: João Tatrai

7

Para que os cobogós não se desencaixem na hora da expansão, é necessário criar um alinhamento entre eles, e travar este alinhamento. Para isto, utilizamos a ferramenta "Align", e clicamos no lado esquerdo do primeiro cobogó criado (canto esquerdo inferior) e então clicamos no lado esquerdo do cobogó imediatamente acima dele. Feito isto, aparecerá o símbolo do pequeno cadeado, basta travá-lo.

Imagem 7: Alinhando os cobogós e travando esta ação.

Fonte: João Tatrai
Fonte: João Tatrai

8

Para estabelecer como as famílias devem se comportar no projeto, e como poderemos alterá-las. Isto será feito na janela "Family Type", que pode ser aberta clicando no botão de mesmo nome em "properties" na aba "Modify".

Aberta a janela, deve-se digitar as duas fórmulas de parametrização, uma para a horizontal, outra para a vertical. Na Linha "Height" deve-se inserir a fórmula para o comportamento na vertical, logo deve-se multiplicar o número de linhas ("LINHAS") pela medida vertical do cobogó (AlturaCOB), somando com o número de linhas vezes 10 mm (que foi a medida deixada entre um cobogó e outro) e por fim soma-se mais 10mm que seria a última junção. A mesma lógica é utilizada na linha "Width", porém para o comportamento na horizontal, é só substituir Altura por Largura, e Linhas por Colunas.

É também na janela "Family Types" (Imagem 19) que é oferecida a opção de parametrizar estas famílias. Na aba "Other" encontramos os valores de "LINHAS" e "COLUNAS", que vêm estabelecidos como '2' (pois foram modeladas assim). Alterando esses valores, a família também será alterada.

Imagem 8: Janela "Family Types" utilizada para parametrização.

Fonte: João Tatrai
Fonte: João Tatrai