Pesquisadores
Escreva subtítulo aqui

Germana Rocha

Professora Associada I do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo | CT | UFPB .

Currículo Lattes


Lidera o Grupo de Pesquisa (CNPq): Tectônica, Recursos Renováveis e Tecnologias Colaborativas no Ambiente Construído.


Coordena a pesquisa (DAU|CT|UFPB):

Tectônica e Sustentabilidade na Arquitetura-TEKTONIK.AS

Considerando o impacto ambiental causado pelas construções edilícias em nosso planeta, a busca por recursos materiais e tecnológicos que possam minimizá-lo tem sido objeto de estudo de pesquisadores no âmbito da engenharia e arquitetura com vistas ao desenvolvimento sustentável. Na teoria contemporânea da arquitetura, tectônica se refere ao caráter quintessencial da arquitetura a partir do qual parte de sua expressividade é inseparável da maneira precisa de sua construção. Levando em consideração esse diálogo indissociável que se estabelece na arquitetura entre materialidade e expressividade, de que modo ele pode ser alcançado sem perder de vista o desenvolvimento sustentável? Desse modo, investiga-se como conciliar na arquitetura, a "poética da construção"- a tectônica - com a "poética da economia", nesta sendo considerada não apenas a eficiência econômica, mas incluindo outros condicionantes da sustentabilidade, como a eficiência energética e a minimização do impacto ambiental através do uso de materiais e energias renováveis.

Linhas de investigação atreladas à pesquisa: 1. Tectônica enquanto categoria analítica da arquitetura; 2. Materiais e recursos renováveis; 3. Por uma abordagem tectônica e sustentável na aprendizagem da arquitetura.

Coordenação de PIBIC e PROBEX como desdobramento da pesquisa: