
O LABORATÓRIO

Laboratório de Modelos e Prototipagem (LM+P)
O LM+P é um laboratório interdisciplinar vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado no Centro de Tecnologia (CT). Fundado em 2010, o laboratório surgiu como uma evolução da tradicional Oficina de Maquetes e Modelos, incorporando tecnologias digitais ao processo de representação e produção arquitetônica. Em 2012, com o crescimento das atividades, a oficina transformou-se oficialmente no LM+P.
Constitui um espaço de integração entre pesquisa, ensino e inovação tecnológica, voltado ao desenvolvimento de modelos físicos e digitais, maquetes e protótipos funcionais. Sua origem remonta aos esforços de modernização das práticas projetuais e experimentais nas áreas de engenharia, design e arquitetura, em um contexto de crescente valorização da prototipagem rápida e da manufatura digital.
Historicamente, o LM+P surgiu a partir da necessidade de aproximar o processo de concepção ao de materialização, permitindo que ideias e projetos fossem testados, avaliados e aprimorados de forma ágil e precisa. Desde sua criação, o laboratório vem incorporando tecnologias emergentes, como impressão 3D, corte a laser, modelagem paramétrica e simulação digital, que ampliaram suas possibilidades de aplicação e consolidaram seu papel como centro de apoio técnico e científico.
Com uma área de 104 m², o LM+P está situado no Bloco CTH, entre os ateliês das Oficinas de Plástica e no Bloco CTE, e oferece suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB. O laboratório é reconhecido pelo CNPq e integra o grupo de pesquisa " DiaProj - Desempenho e Inovação aplicados a Projeto" e "Projeto, Tectônica e Mídias Digitais".
Suas atividades incluem a investigação das transformações no processo projetual mediadas por tecnologias digitais, a promoção de ambientes de aprendizado interativos e a realização de processos colaborativos de produção de conhecimento arquitetônico. O LM+P também contribui para a linha de pesquisa "Projeto do Edifício e da Cidade" do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFPB.


